terça-feira, 16 de julho de 2013

   Tão difícil quanto estabelecermos um conceito fechado sobre a ideia de cultura é a definirmos apenas de forma generalista, como tudo aquilo que diz respeito à religião, mitologia, política, economia, ciências, artes, etc. O exercício que se impõe, portanto, é a busca de uma concepção sem recair nos extremos da generalidade ou do reducionismo.

35 comentários:

  1. Percebo a cultura como a expressão do conhecimento e das crenças humanas transmitidas de geração à geração, comcomitantemente às experiências vividas durante a formação do individuo enquanto sujeito de uma "sociedade" influenciada por leis naturais fundamentais. Questão em que discordo da teoria autopoiética de Maturana e Varela quanto a irredutibilidade da ordem natural a tais fundamentos.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Toda cultura tem preceitos filosóficos, e dela necessita para fundamentar seus valores, crenças, costumes, ritos e práticas sociais, que formam um ‘conjunto’ chamado cultura.
      Há uma interdependência, entre filosofia e cultura, uma vez que a filosofia é uma área da cultura, ou seja, a cultura contém filosofia, e a filosofia nutre-se da cultura.
      Esse ciclo nunca é quebrado, por mais radicais que sejam as crises por que passem as pessoas, os povos e as nações.

      http://alvesgeraldo2.blogspot.com.br/2009/02/filosofia-e-cultura.html

      Excluir
  3. O CONCEITO DE CULTURA NUMA PERSPECTIVA FILOSÓFICA

    Por que estudar a cultura sob a ótica da Filosofia? As indagações filosóficas sobre a cultura abrem um leque de questões que contribuem para uma compreensão mais aprofundada dessa realidade, dentre as quais podemos citar: a delimitação do conceito de cultura; a relação cultura e trabalho, enquanto ação humana sobre a natureza; a capacidade simbólica do ser humano que reveste de significação a natureza e tudo aquilo que ele cria através de sua ação, ou seja, a sua capacidade de atribuir significação às coisas que o tira do mundo natural e o lança no mundo humano; e, por fim, as implicações advindas dessa capacidade de criar e recriar o seu próprio mundo, na medida em que ele mesmo se vê mergulhado num universo de significações que o modelam e dizem como ele dever ser, agir e viver. Noutras palavras, a questão de saber até onde o ser humano é livre frente ao próprio universo cultural por ele criado e no qual está inserido.
    Nossa preocupação será de apresentar uma compreensão de cultura. O que não será uma coisa simples, pois o nosso vocabulário diário está impregnado de expressões que se referem à cultura com sentidos, às vezes, totalmente diferentes. Fala-se em cultura de grão, cultura nordestina, ou ainda, em pessoa culta e sem cultura. Ora, se falamos em cultura brasileira supõe-se que todos os brasileiros participam dessa cultura, portanto a possuem de alguma forma, mas quando digo que um brasileiro concreto é uma pessoa inculta, isto é, sem cultura, estou dizendo que ele tem e não tem cultura. Isso incorre numa contradição ou, no mínimo, numa grande dificuldade para se compreender o que é realmente a cultura.
    Uma das formas de esclarecer essas confusões a respeito do termo é buscar a sua origem, a sua etimologia. A palavra cultura é de origem latina, vem do verbo colere, que significa “cultivar”, “criar”; “honrar”; “tomar conta” e “cuidar”.
    Todavia, alguns elementos estiveram sempre presentes, a saber: a cultura é sempre uma ação criativa do homem sobre a natureza. Essa ação criativa tanto pode ser de natureza imaterial ou simbólica, como valores econômicos, éticos e estéticos, crenças, leis, normas e costumes. Isso só é possível graças à capacidade cognitiva, que o permite conhecer a realidade e alterar o significado dos objetos adaptando-os à satisfação de suas necessidades. É também a capacidade cognitiva que possibilita transmissão dos conhecimentos e técnicas de produção a outras gerações, perpetuando o saber. A ação criativa do homem pode ser de natureza material. O homem age sobre a natureza e produz objetos de artes, alimentos, indumentária e artefatos de modo geral, graças a uma combinação da capacidade cognitiva com a capacidade de premer da mão humana, permitindo a manipulação da realidade e criação de instrumentos necessários à alteração da própria natureza em seu benefício.
    Ou seja, a noção de cultura evoca um aspecto imaterial: modo de ser e de viver de um povo, expresso num corpo complexo de significações linguísticas criado, aceito e transmitido pelo grupo, a cultura imaterial; e também um aspecto material: produção de objetos e utensílios para a sobrevivência, conforto e organização do grupo social, a cultura material.

    Cf. SOUZA, Sonia Maria Ribeiro de. Um Outro Olhar: Filosofia. São Paulo: FTD, 1995, p.114)

    ResponderExcluir
  4. Na Edição da Revista Cult N° 149, a reportagem de capa, que também é a principal, intitulada: "Nietzsche, filósofo da cultura", escrita por Ivo da Silva Júnior, define cultura segundo Nietzsche como sendo a busca por uma fusão harmoniosa do físico, do psíquico e do intelectual no conjunto da vida, pela plenitude num mesmo homem da elevação espiritual, do refinamento emocional e da perfeição mental e moral. Considera que essa totalidade harmoniosa é para poucos, não podendo ser universalizada. Posição, sem sombra de dúvida, aristocrática.

    ResponderExcluir
  5. A filosofia está relacionada a cultura no seu aspecto físico, vital e mental.
    A cultura está no modo de vida, costumes, religião, tradições, crenças de um povo, que são também uma filosofia de vida.
    A filosofia está presente na cultura: na música, na dança, na vestimenta, na tradição.
    Patrícia Müller

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. http://www.alunosonline.com.br/filosofia/o-que-e-cultura.html

      Aluno: Arthur Guilherme Schneider

      É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é “cheio de cultura" e o outro, desprovido dela. Mas afinal, o que é cultura?

      Para o senso comum, cultura possui um sentido de erudição, uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, principalmente o estudo. Quantas vezes já ouvimos os jargões “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc.? De fato, esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que realmente significa o termo "cultura".

      Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradições, sua língua?

      O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, linguas, etc

      Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for. Também podemos dizer que considerar uma determinada cultura (a cultura ocidental, por exemplo) como um modelo a ser seguido por todos é uma visão extremamente etnocêntrica.

      Excluir
  7. A cultura é um fator de humanização. O homem só se torna homem porque vive no seio de um grupo cultural. A cultura é um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos.

    ResponderExcluir
  8. A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte, entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.

    Os elementos culturais são: artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir).

    ResponderExcluir
  9. Thaís Fernanda Raposo

    Impossível deixar a generalização ou reducionismo deste conceito por sua subjetividade. Cada pessoa submetida a hábitos populares acaba escolhendo e acolhendo sua próprio cultura, voltada ao que mais lhe proporciona felicidade em seu meio social. Com a globalização, um grupo não é mais preso à sua região, tendo a habilidade de absorver diversos aspectos do globo. Percebemos isso ao consumir um produto de uma rede de restaurantes estadunidense como o McDonald's ou Subway, as duas maiores empresas do ramo no mundo, ou ao ouvir os diferentes gêneros musicais, do punk ao filmi.

    ResponderExcluir
  10. No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, “fulano de tal tem cultura”.
    Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.
    Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.
    Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.

    ResponderExcluir
  11. A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte, entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.

    Os elementos culturais são: artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir).

    A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se, dessa forma, de outros seres como os vegetais e animais.

    Apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.

    ResponderExcluir
  12. Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano. Por exemplo: a terra é natureza e o plantio é cultura. É o desenvolvimento intelectual do ser humano, são os costumes e valores de uma sociedade. Conceito filosófico de cultura Significa que o homem não apenas sente, faz e age com relação à cultura, mas também pensa e reflete sobre o sentido de tudo no mundo. Quanto mais minuciosamente investiga os dados empíricos e as análises particularizadas oferecidas pelas ciências, mais o filósofo se convence de que o existir humano é essencialmente cultural. Em suma, os homens são seres culturais por natureza. Conceito humanista de cultura Esse sentido humanizante de cultura floresceu entre os romanos, a partir do cuidado com a terra, a “agricultura”, isto é, o trabalho do agro, o cultivo do campo. Atualmente, a perspectiva humanista da cultura perdeu a hegemonia, mas continua válida e freqüentemente exaltada. Na verdade, não foi a cultura humanista que perdeu o crédito, mas sim o humanismo retórico, estéril e fechado em si próprio, conduzindo tristemente ao fascismo. Conceito etnológico de cultura Existem várias definições para essa ciência, o “Aurélio” nos dá três delas. Para nós, a primeira delas é significativa: “Etnologia é um ramo da antropologia que estuda a cultura dos chamados povos primitivos”.

    Fonte: http://pt.shvoong.com/books/1771321-conceitos-cultura/#ixzz2ZjOsLlUl

    ResponderExcluir
  13. A cultura é uma produção humana,como a própria palavra já diz,cultura é tudo aquilo que o homem cultiva á sua maneira,ou seja,tudo o que é modificado e feito pelo homem em seu ambiente de convivência,é cultura.

    Pode ser dada como o conjunto de manifestações artísticas,sociais,linguísticas e comportamentais de um povo,como música,teatro,arquitetura,língua,escrita,danças,pensamentos, formas de organização social,hábitos alimentares,etc.

    Lembrando que,uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.

    ResponderExcluir

  14. Ao mesmo tempo em que Nietzsche é o maior crítico da modernidade ele também ilustra seu espírito e seu ethos. Apesar de argumentar contra a democracia, o liberalismo e vários dos movimentos sociais progressistas, os ataques de Nietzsche são feitos, ao menos parcialmente, segundo um estilo inspirado na cultura e no Iluminismo modernos, negando as idéias existentes em nome de um futuro melhor. Apesar de seu fino gosto pelas culturas antigas, como a da Antigüidade Clássica, e da defesa de alguns valores pré-modernos, Nietzsche é muito moderno e orientado pelo presente,atacando tradições e clamando por uma nova sociedade e uma igualmente renovada cultura.
    Fonte: Revista FAMECOS • Porto Alegre • nº 13 • dezembro 2000 • semestra

    ResponderExcluir
  15. Ao mesmo tempo em que Nietzsche é o maior crítico da modernidade ele também ilustra seu espírito e seu ethos. Apesar de argumentar contra a democracia, o liberalismo e vários dos movimentos sociais progressistas, os ataques de Nietzsche são feitos, ao menos parcialmente, segundo um estilo inspirado na cultura e no Iluminismo modernos, negando as idéias existentes em nome de um futuro melhor. Apesar de seu fino gosto pelas culturas antigas, como a da Antigüidade Clássica, e da defesa de alguns valores pré-modernos, Nietzsche é muito moderno e orientado pelo presente,atacando tradições e clamando por uma nova sociedade e uma igualmente renovada cultura.
    Fonte: Revista FAMECOS • Porto Alegre • nº 13 • dezembro 2000 • semestral

    ResponderExcluir
  16. Quantas vezes já ouvimos os jargões “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc.? De fato, esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que realmente significa o termo “cultura”.

    Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradições, sua língua?

    O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.

    Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for.

    ResponderExcluir
  17. Genericamente, cultura é um complexo que envolve o conhecimento, a arte, crenças, a lei, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem, passados de geração em geração, enquanto ser familiar e social, compondo assim uma sociedade com diversidades culturais.

    É uma atitude de interpretação pessoal e coerente da realidade, destinada a posições suscetíveis de valor íntimo, argumentação e aperfeiçoamento. Ou seja, a cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

    ResponderExcluir
  18. Dentro do contexto da filosofia, a cultura é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os desejos humanos. Cultura é informação, isto é, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e aos vindouros. A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história. Cultura é criação.

    ResponderExcluir
  19. Em toda sua extensão a Cultura é tudo que o Homem cria e reproduz desde criança quando participamos de quaisquer manifestação artistica, brincadeiras e ate na religião.. A cutura é sempre expressa através da arte, música, Literatura e nas Crenças religiosas.. Cultura em seu todo Define e Organiza o Homem dentro da sociedade.. (Julia Cunha Bueno)

    ResponderExcluir
  20. Cultura é um conjunto de informação que juntamente com os costumes e conhecimento de uma comunidade,tribo,sociedade ou povos de determinada que atuam diretamente na formam de pessoas, homens mulheres,crianças e organizações de sociedades.
    A cultura ñ é maior nem menor, ñ nos faz nm mais nem menos, melhores ou piores a cultura faz com que cada povo, tribo ou nação sejam unicos em seus conhecimentos, informações, tradições e costumes.

    ResponderExcluir
  21. Falaremos sobre o comentário da Larissa e do Mateus.
    Cultura é algo passado através de gerações. É encontrada em todos os lugares.Baseia-se nas tradições de um povo e seus costumes, desde o sentir até o falar e agir.A partir da cultura o homem consegue viver em sociedade.

    Patricia, Juliana Olivera, Mitchely e Greicymarrí

    ResponderExcluir
  22. Os comentários da Priscila e da Julia se assemelham ao comparar cultura e criação. Segundo o primeiro comentário " A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo seus problemas ao longo da historia." Já o segundo salienta que: " A cultura é tudo que o homem cria e reproduz desde criança."
    Segundo Emile Durkheim, " O individuo nasce da sociedade e não a sociedade do individuo." Sendo assim o conceito de cultura estaria voltado para as relações do individuo com o universo social ao qual estar inserido.

    Joelsom Da Rosa, Paulo Santos, Vinicius Pacheco e Atila Santos.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Os comentários de KARINA GAMA e MILENA ALMEIDA tem em comum a cultura como fator de identificacao de seu povo ou nação, esse desenvolvimento origina-se da inteligencia, atuando na formação das pessoas em um processo evolutivo, ao decorrer de um período de tempo. Ressaltam não somente a criatividade artística, mas também a racionalidade usada em costumes tradicionais, ampliando as definições, elementos e ao mesmo tempo unificando as diferentes populações e povos.

    (Grupo.: JULIA BUENO e REGIS XAVIER)

    ResponderExcluir
  26. No comentário de Greicymarri Ávila Rocha, onde diz que: "Toda cultura tem preceitos filosóficos, e dela necessita para fundamentar seus valores, crenças, costumes, ritos e práticas sociais, que formam um ‘conjunto’ chamado cultura.", pode se argumentar que o preceito filosófico postulado pelos pensadores, que norteia o conceito de cultura, é valido, pois a cultura é um setor de constante transformação e se faz necessário [RE]pensa-lá todos os dias, e fundamenta-las nas bases filosóficas de modo acumulativo.

    (Almando Storck Junior)

    ResponderExcluir
  27. Concordo com a citação do Vinícius Pacheco, quando diz que cultura é tudo aquilo que o homem produz.
    Porém acredito que deve haver uma diferenciação quando se refere à cultura, no sentido de que muitas pessoas confundem a cultura com o entretenimento cultural, ou seja, quando o mesmo cita que a música, o teatro, a escrita e a dança são culturas, não podemos ficar presos a esta esfera, que nos remete a pensar na cultura apenas como forma de manifestação artística.
    Acredito que cultura acima de tudo leva em consideração o contexto histórico que nos traz a agir como agimos, cultura não se limita as artes, mas também as formas com que o ser humano se relaciona e se organiza entre si. As relações interpessoais são produtos da cultura. As formas com que fomos criados também é cultura, a cultura é o fator que nos remete a refletir de uma determinada maneira e chegar a uma determinada conclusão, que não são únicas.
    A citação leva esses fatores em consideração de uma forma bastante singela.
    A cultura pode ter vários significados e várias ramificações que são estabelecidas a partir do ponto de vista de quem a descreve.

    Escrito por Arthur Guilherme Schneider e Daiana dos Santos.

    ResponderExcluir
  28. Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

     (LARAIA, Roque de Barros. Cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006)

    Para Nietzsche, cultura é compreendida como a busca por fusão harmoniosa do físico, do psíquico e do intelectual no conjunto da vida, com o fim de plenitude epela plenitude e elevação espiritual, do refinamento emocional e da perfeição mental e moral do ser humano.

    ResponderExcluir
  29. O texto do Mauricio Dias,sobre o conceito filosofico de cultura nos mostra de uma forma bem simples o que é a mesma,ele cita que cultura significa tudo aquilo que deve sua origem ao homem.Ele nos mostra que a cultura é produzida pelo homem,por um estado e espirito,uma~criação da mente,uma inspiração do meu social,pois somente o homem tem a capacidade de modificar o seu meio e fazer cultura.
    Fonte:http://administracaoshow.wordpress.com/2011/08/14/conceito-filosofico-sobre-a-cultura/

    Gezilane Silvestre

    ResponderExcluir
  30. Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

    (LARAIA, Roque de Barros. Cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006)

    Para Nietzsche, cultura é compreendida como a busca por fusão harmoniosa do físico, do psíquico e do intelectual no conjunto da vida, com o fim de plenitude epela plenitude e elevação espiritual, do refinamento emocional e da perfeição mental e moral do ser humano.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir